quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Visto de Estudante

Bom dia galera, tudo bom?

Estou aqui para postar sobre o meu visto, como prometi. Hoje viajo para São Paulo, e faltam oito dias para minha viagem (YAY!). Mas então, retornando ao visto....
Existem VÁRIOS tipos de visto, então atenção para quando for tirar o seu.
Eu já tinha o visto de turista, porém eu precisava tirar o visto de estudante. Em belo horizonte, o consulado apenas renova os vistos. E no Brasil, os únicos consulados que imprimem o visto são os do Rio, SP e Brasília. 
Para tirar o visto de estudante você precisa obviamente, ser estudante! Isso quer dizer, você precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino nos EUA que seja autorizada a prover vistos de estudantes (nem todas são) e também precisa cumprir uma carga horária mínima de 20 horas semanais ( até 18 horas de aula por semana, o visto de turista está liberado). 
Feita sua inscrição no curso, a escola irá enviar por correio para você um formulário preenchido chamado: I-20. Você irá precisar desse documento tanto no Consulado Norte-Americano no dia da sua entrevista para requerimento do visto, como na imigração dos Estados Unidos e para mais uma porção de coisas. É o comprovante oficial que você está matriculado como estudante. O I-20 costuma demorar até 4 semanas para chegar, ou seja, assim que você fizer sua inscrição no curso, já agende a entrevista no consulado (pelo próprio site do consulado) tendo em vista esse prazo (se chegar antes, você pode antecipar, mas já deixe agendado).
Para marcar o visto é uma burocracia ENORME. Eu particularmente, perdi a paciência algumas milhões de vezes. E o de estudante ainda é um pouco pior, pois deve ser paga uma taxa chamada SEVIS que custa 200 dólares.
Eu levei vários documentos, como todos sugerem, comprovando até o que não precisa ser comprovado. Na hora H, nao precisou de NADA. Mas é bom levar para se garantir.
Então, em algum post próximo, vou falar da minha viagem para o RJ para conseguir o visto. Porque levei comigo minhas duas melhores amigas, e uma coisa que seria muito chata, acabou que foi perfeita e inesquecível.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.